sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quando o Ensino encontra a Tecnologia



Essa postagem é importante, pois caracteriza o motivo principal da criação deste blog, a inspiração vinda de um componente curricular de e para discutir a educação e a tecnologia. Serão três partes para discussão desse tema. Vale ressaltar que os jovens de hoje estão inseridos em um mundo novo, que para gerações mais antigas pode parecer intimidador, o mundo virtual. 


Nós, professores, temos que começar a aceitar o fato que a era tecnológica está aí, não estamos mais ensinando os alunos como ligar e desligar o computador ou usar a o “Print Art” como outrora, isso eles já aprendem desde muito cedo (e verdade seja dita, sabem mexer em recursos que nem sabíamos que existia). Precisamos tornar os recursos tecnológicos aliados e não vê-los como violões em sala de aula, afinal enquanto alunos, nós mesmos não usávamos papel para mensagens e bilhetinhos? E então por que acreditar que o celular é o problema? Não é a ferramenta o problema e sim o modo que a usamos! O desafio agora é fazer das tecnologias recursos auxiliadores para uma rede colaborativa de aprendizagem! 

A educação precisa ser aparato para a formação do ser, deve estar disponível a todos e preparar o indivíduo para realidade social. Reconhecer e utilizar-se de ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem e na acessibilidade do saber é fundamental. Os recursos digitais com uso criativo podem servir de estratégias pedagógicas dando apoio ao educador, dinamizando as aulas e tornando mais interativas através de games, por exemplo. A utilização das tecnologias também permite que as aulas, ou vídeos-aulas, cheguem a lugares geograficamente dispersos ou vulneráveis, aumentando assim o acesso à educação. E ao permitir um ensino pautado no on-line e no off-line, oportunizamos o tempo para estudo do aluno, há a personalização dos estudos respeitando os perfis distintos, além da individualização do ritmo para aprendizagem de cada aluno. Lembrando ainda que não se deve usar apenas recursos prontos ou que os estudantes já conhecem é interessante motivá-los a dominar essa nova linguagem de códigos e aprender e ensinar juntos (professor e aluno).

Veja a segunda parte dessa postagem,

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário