Olá, gostaria de tocar em mais um ponto, mas antes, pensando ainda no aspecto econômico e financeiro da globalização, quero observar as transnacionais, grandes empresas que instalam filiais pelo mundo e muitas vezes criam seus próprios bancos, estas são fundamentais na propagação da globalização. As transnacionais geram empregos e integração cultural, ditam o padrão da marca local para o mundo; ressalta-se que as grandes marcas que geram concorrência para produtos locais podem sofrer barreiras comerciais, que podem ser feitas por um Estado ou por grupos de Estados, criando blocos econômicos (UE, Mercosul) os países buscam proteção para competir no cenário internacional, desenvolvendo uma resistência local.
Enfim, a globalização também nos permite maior contato entre culturas e, também, partilhar de muitas informações e conhecimentos. Como vimos as mudanças causadas pela globalização não é só econômica, mais sociais, culturais e políticas. Essa interdependência dos povos que liga o mundo contemporâneo aproxima as pessoas, essas questões sociais de movimentação e integração de pessoas e nações, torna a noção atual de espaço tempo menor.
Estamos mais integrados e aproximados, sofremos a influência de países que disseminam suas marcas mundiais, inevitavelmente com os hábitos de suas próprias culturas, porém as informações e tecnologias se espalham em diversos lugares do mundo, o que permite movimentos sociais nunca vistos antes, inclusive contra sistemas ditatoriais e autoritários (por exemplo a Primavera Árabe). Portanto, não podemos considerar de forma absoluta como totalmente ruim ou boa a globalização, precisamos entender que ela pode servir para alguns como instrumento de aumento das desigualdades e para outros pode auxiliar na busca de direitos e melhorias. E enfim, poderia passar muito tempo descrevendo mais sobre pontos negativos, que com certeza são o que mais visualizamos (consumismo, homogenização, exploração...), mas sugiro diferente, que usemos da criticidade para analisar os diversos aspectos da globalização, observando também outros pontos positivos, como exemplo o acesso a informação.
Até a próxima!
Dica:
Educador que tal desenvolver uma aula dinâmica sobre o tema?
Segue a sugestão do plano de aula do professor Danilo Pacheco Cazelli Junior no Portal do Professor.