Você gostou do tema Mídia-Educação? Segue mais vídeo e indicações de leitura, aproveite!
Para analise e discussão sobre o tema, deixo um trecho do texto de Fantin:
"- Contexto metodológico ou tecnológico: a ME é pensada no sentido de fazer educação com as mídias, e se configura a partir de uma visão instrumentalista das mídias no âmbito da metodologia didática. A ME nesta perspectiva é considerada um recurso para a educação reinventar a didática ensinando com outros meios, visando superar o esquema tradicional e substituir o suporte do livro texto através do uso do cinema, de programas televisivos, etc. [...]
-Contexto crítico: a ME atua no sentido de fazer educação sobre as mídias ou educação para as mídias, envolvendo diversas instâncias educativas. Fazer ME nesta perspectiva significa a capacidade de transmitir mensagens a um público influenciando-o no seu modo de agir e pensar. [...] Tal perspectiva insere-se numa pedagogia moral e numa concepção “inoculatória”, que através da leitura crítica ideológica das ciências sociais, pretende defender os usuários, cultivar o gosto e conscientizar os sujeitos.
-Contexto profissional ou produtivo: a ME é entendida no sentido de fazer educação através dos meios ou dentro das mídias envolvendo também a área de formação profissional. Fazer ME nesta perspectiva significa utilizar as mídias como linguagem, como forma de expressão e produção, pois assim como não se aprende a ler sem aprender a escrever, não se faz ME só com leitura crítica e uso instrumental das mídias, sendo necessário aprender a “escrever” com as linguagens das mídias".
Observe que muitas vezes só encontramos nas escolas o contexto metodológico na utilização da mídia, usando-a apenas como recurso pedagógico. Devemos nos atentar para o contexto crítico, que deve ser sempre trabalhado pelos professores para o desenvolvimento da leitura crítica dos diversos meios de comunicação pelos alunos. E por fim, ressalta-se o contexto produtivo, ensinando através das mídias e deixando clara a importância das tecnologias para a cidadania.
Referências:
FANTIN, Mônica. Novo olhar sobre a Mídia-Educação.
BÉVORT; Evelyne; Maria Luiza, BELLONI. Mídia-Educação: Conceitos, História e Perspectivas. - Super Indico esse Texto!!!
Muito bom esse artigo. Entender a Mídia e Educação numa perspectiva de potencializar o sentido do educar é maravilhoso. A mídia tem suas linguagens, filosofia, ética, potencial construtivo que sendo apropriado pelos educadores ampliará o sentido do fazer Pedagógico.
ResponderExcluir